• Associação Bragantina de Combate ao Câncer

Estrutura

Contamos com uma estrutura que proporciona assistência emocional, acolhendo e escutando as necessidades de pacientes e acompanhantes, visando apoiar e proteger a qualidade de vida do indivíduo em condições de vulnerabilidade. 

Nossos voluntários recebem um treinamento prévio para um atendimento humanizado.

O profissional Assistente Social no atendimento ao paciente oncológico atua em suas competências e habilidades inicialmente na acolhida e escuta de suas principais demandas e juntamente com a equipe multiprofissional participa da elaboração de planos individuais e ou familiares, a fim de que suas necessidades sejam atendidas.

Consiste em um conjunto de ações que visam a formulação e execução de políticas junto ao poder público e à sociedade.
Destaca-se pela promoção e defesa dos direitos da pessoas com câncer, ou seja, ações que visem apoiar e proteger a qualidade de vida do indivíduo em condições de vulnerabilidade, seja ela pessoa, familiar ou social, garantindo desta forma os seus direitos.

Estamos presentes no Movimento TJCC –Todos Juntos Contra o Câncer, na discussão e formulação de políticas públicas que beneficiem os pacientes com câncer de todo o Brasil.

O profissional fisioterapeuta oncológico tem um papel importante durante todo o processo, pois pode ajudar as pessoas a lidar com os possíveis problemas causados pela doença e seu tratamento. Ele auxilia os pacientes na manutenção e recuperação das funções e do bem-estar, e a partir de uma avaliação minuciosa identifica as necessidades e comorbidades, realizando assim a terapia mais indicada e personalizada, em cada momento do tratamento. Uma intervenção precoce ajuda o processo de recuperação e auxilia na redução e controle de possíveis efeitos colaterais durante e após o tratamento oncológico.

O paciente diagnosticado com câncer, requer cuidados exclusivos e diferenciados dos seus cuidadores, familiares e de todos os profissionais envolvidos em seu tratamento. Sendo assim, torna-se imprescindível um acompanhamento a este paciente, de um nutricionista especializado em oncologia, que estará habilitado a fazer uma triagem nutricional, identificando suas deficiências, por meio uma terapia nutricional adequada, aplicada a uma prescrição e cálculo individualizado para as suas necessidades.

A Psico-oncologia se faz presente desde o momento do diagnóstico de câncer e durante o tratamento, com o objetivo de manter o seu bem-estar psicológico, identificando e compreendendo os aspectos emocionais que interferem em sua saúde, permitindo a ressignificação da vida. Além disso, envolve não só o paciente, como também os familiares que, neste momento são de fundamental participação no tratamento do paciente.

A ABCC atua no Centro Integrado de Oncologia do HUSF (Hospital Universitário São Francisco), no apoio à equipe médica e multiprofissional, na acolhida e escuta dos pacientes e acompanhantes. Nossos voluntários recebem um treinamento prévio para um atendimento humanizado.

O Voluntariado está presente no Centro de Oncologia do HUSF – Hospital Universitário São Francisco, (Ref. do SUS na região em oncologia) desde a sua fundação, na acolhida e escuta dos pacientes e seus acompanhantes.

Fabricação de perucas em nossa sede, a partir da doação de cabelos feita pela comunidade, que são oferecidas aos pacientes em quimioterapia e que perdem o cabelo, resgatando sua autoestima.

Doações de próteses mamárias e comodatos de camas hospitalares, cadeiras de rodas e banho, acessórios de fisioterapia, kits de higiene bucal e outros.

A ABCC participa com Membro no CMS – Conselho Municipal de Saúde e no CONCIDADES – Conselho das Cidades, fiscalizando e discutindo as Políticas Públicas no município e Controle Social.