Á

reas de Atendimento

São áreas de atendimento da ABCC:
ASSISTÊNCIA SOCIAL
O profissional acolhe e escuta as necessidades do paciente, elabora um cadastro e relatório social.Após esta avaliação o paciente é encaminhado as áreas competentes.
ADVOCACY

Consiste em um conjunto de ações que visam a formulação e execução de políticas junto ao poder público e à sociedade.
Destaca-se pela promoção e defesa dos direitos da pessoas com câncer, ou seja, ações que visem apoiar e proteger a qualidade de vida do indivíduo em condições de vulnerabilidade, seja ela pessoa, familiar ou social, garantindo desta forma os seus direitos.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia oncológica tem como objetivo avaliar e prevenir o impacto da doença

e de seus tratamentos na funcionalidade dos pacientes, minimizando possíveis déficits funcionais e/ou sintomas indesejáveis. O acompanhamento fisioterápico pode ser feito a partir do diagnostico, antes e após os tratamentos oncológicos (cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia), além de fornecer orientações aos pacientes, a seus familiares e cuidadores, quanto aos cuidados e praticas de atividades físicas.

NUTRIÇÃO

O serviço de nutrição tem como objetivo fazer uma avaliação nutricional, para elaborar um planejamento alimentar que ofereça todos os nutrientes necessários ao paciente oncológico. Indica os prejudiciais e que devem ser evitados durante o tratamento.

PSICO-ONCOLOGIA
A Psico-Oncologia é a área de interface entre a Oncologia e a Psicologia.Tem por objetivo a assistência integral do paciente oncológico e da sua família numa visão biopsicossocial e espiritual.
PRÓTESES MAMÁRIAS

Doação de prótese mamária a mulheres mastectomizadas para o resgate de sua auto estima, avaliado por um profissional fisioterapeuta.

APOIO AMBULATORIAL

Desde a sua fundação a ABCC tem atuado no Centro Integrado de Oncologia do HUSF (Hospital Universitário São Francisco), no apoio à equipe médica e multiprofissional, na acolhida e escuta dos pacientes e acompanhantes. Nossos voluntários recebem um treinamento prévio para um atendimento humanizado.

CONTROLE SOCIAL

A ABCC participa do Conselho Municipal de Saúde e do Concidade (Conselho Municipal da Cidade), na construção e discussão de políticas públicas do município.